terça-feira, 24 de julho de 2012

Cineclube Sesi apresenta: "Viridiana" de Luis Buñuel



Sinopse:
Pouco antes de ser ordenada freira, Viridiana faz uma visita a um solitário tio seu, que está à beira da morte. O homem, pervertido e obcecado por sua beleza, tenta seduzi-la de todas as formas, antes de morrer, repentinamente. Com a morte dele, acaba desistindo de ser freira, passando a morar na casa deixada pelo tio. Decide transformá-la em um albergue, movida pelo seu sentimento cristão de piedade e solidariedade, mas os mendigos que lá abriga acabam lhe mostrando as verdadeiras facetas dos seres humanos.

Sobre "Viridiana":
Luis Buñuel foi um dos pilares da história do cinema. Sua trajetória comporta uma vasta filmografia na França (onde realizou as maiores obras do Surrealismo cinematográfico) e no México (onde sagrou-se como maior cineasta da história do país). Espanhol de Calanda, Buñuel, entretanto, até 1961 havia realizado apenas um documentário em seu país - o maldito Terra sem Pão - quando teve oportunidade de executar a obra-prima Viridiana.
Na quase ilegalidade, Buñuel dirige em Madri o seu filme mais subversivo desde A Idade do OuroViridiana representou um reencontro com a terra que um dia foi dele e naquele instante ardia sob as botas da ditadura de Francisco Franco. O autor destila toda a sua poesia anárquica contra as falidas instituições burguesas: a família, a religião, o autoritaritarismo no amor e a falsa filantropia. Tudo isso através de símbolos oníricos e sexuais.
Viridiana é a fé na violência das imagens. Com cenas imortais, o filme permanece até hoje como um grito desesperado pela liberdade total. Não podemos esperar nada menos da arte.

Miguel Haoni

Serviço:
dia 26/07 (quinta)
às 19h30*
na Sala Multiartes do Centro Cultural do Sistema FIEP**
(Av. Cândido de Abreu, 200, Centro Cívico)
ENTRADA FRANCA

*Exibição seguida de debate em português e espanhol.
** Sala com 25 lugares, sujeita à lotação.

Realização: Sesi
Parceria:Instituto Cervantes 
Apoio: Processo Multiartes

Mais informações no site do Sesi:

Nenhum comentário:

Postar um comentário