terça-feira, 8 de outubro de 2013

Cineclube Sesi: "A Regra do Jogo", de Jean Renoir

Nesta quinta-feira, dia 10, o Cineclube Sesi apresenta o filme ""A Regra do Jogo", de Jean Renoir, dando prosseguimento ao ciclo O Cinema segundo André Bazin que contará ainda com "Soberba", de Orson Welles (17/10), "Stromboli", de Roberto Rossellini (24/10) e "Diário de Um Pároco de Aldeia", de Robert Bresson (31/10).
Sempre com entrada franca!


Cineclube Sesi apresenta: "A Regra do Jogo", de Jean Renoir

Sinopse:
Renoir traça um perfil das regras do jogo das relações humanas ao acompanhar um fim-de-semana de caça em uma casa de campo, no qual participam alguns casais de amigos burgueses, bem como seus respectivos empregados. Tudo começa bem, até que conflitos e traições compõem um clima de tensão entre os convidados. Considerada uma das obras-primas mais importantes da cinematografia mundial, A Regra do Jogo é aclamado pela crítica e adorado por cineastas de diversas gerações - tendo servido como inspiração para Altman, que usou mote semelhante em seu Assassinato em Gosford Park.

Sobre o filme:
Madames e monsieurs, sejam todos bem-vindos. Pra começar vamos direto às perguntas essenciais: Onde começa a vida? Onde termina o cinema? Não se preocupem, não há resposta. O grande palco de Jean Renoir se perde em profundidade, fantoches sentimentais se escondem, atores reais declamam, a ficção inundada de realismo, o realismo inundado de interpretação. O que se busca quando olho, mente e coração observam, analisam e sentem? A vida para alcançar a arte ou a arte para alcançar a vida? Afinal, qual é o jogo, quem dita as regras? Talvez, o último filme de Jean Renoir antes de partir para Hollywood, seja realmente sua obra máxima. O grande filme que fala da grande ilusão do jogo social, das tolices e delícias do ser humano, do coração dos corações, do espetáculo da vida, e de seus atores.
Mateus Moura (APJCC, 2009)
Serviço:
dia 10/10 (quinta)
às 19h30
na Sala Multiartes do Centro Cultural do Sistema Fiep
(Av. Cândido de Abreu, 200, Centro Cívico)
ENTRADA FRANCA
 

Realização: Sesi 
 
 (
 http://www.sesipr.org.br/cultura/)
Produção: Atalante (http://coletivoatalante.blogspot.com.br/)

Nenhum comentário:

Postar um comentário