sábado, 11 de abril de 2015

Cineclube da Cinemateca Especial: Mostra Manoel de Oliveira

Uma pequena homenagem ao maior cineasta português.

16/04, quinta às 16h - Aniki Bobó (1942, 68 min)
Primeiro longa de Manoel de Oliveira. A história tem como cenário os bairros populares do Porto, onde as crianças são pobres, livres e aventureiras, mas enfrentam todos os problemas do mundo adulto. Entre os meninos Eduardo e Carlinhos, brota uma rivalidade pelo amor de Teresinha – que leva a um roubo e a um acidente com muitas conseqüências. Por sua naturalidade e despojamento, Aniki-bóbó foi considerado pelo crítico francês Georges Sadoul como precursor do neo-realismo. O título refere-se a uma fórmula mágica que, nas brincadeiras infantis, permite determinar quem é a polícia e quem é o ladrão.

17/04, sexta às 19h - Non, Ou a Vã Glória de Mandar (1990, 110 min)
Durante a década de 70, um contingente militar português vai à África numa missão. Muitos dos soldados são jovens e têm medo das batalhas, ou saudades de casa; o sargento então resolve contar várias histórias sobre o passado militar português, filosofando sobre as condições do antes e do agora.

18/04, sábado às 19h - Vale Abraão (1993, 187 min)
Ema, de uma beleza 'ameaçadora', casa com Carlos, mas não o ama. "O seu rosto que pode justificar a vida de um homem". O seu gosto pelo luxo, as suas ilusões e o desejo que faz nascer nos homens, valem-lhe o nome de "Bovarinha". Tem vários amantes, mas os seus amores sucessivos trazem-lhe apenas um grande sentimento de desilusão. Ema morre - "acidentalmente, talvez?" - num dia de sol radioso, depois de se vestir como quem vai para um passeio no campo.

19/04, domingo às 19h - O Estranho Caso de Angélica (2010, 97 min)
Isaac é um jovem fotógrafo que, no meio da noite, recebe uma chamada urgente de uma família rica para ir e tirar a última foto de sua filha, Angélica, falecida poucos dias depois de seu casamento. Chegando à casa do luto, Isaac recebe o seu primeiro vislumbre da jovem morta e é esmagado por sua beleza. O espantoso é que, ao olhar para ela através da lente de sua câmera, a moça parece voltar à vida. Isaac imediatamente se apaixona por ela. Daquele momento em diante, Angélica irá assombrá-lo dia e noite, até a exaustão.

Serviço:
de 16 a 19 (quinta a domingo)
às 16h na quinta e às 19h na sexta, sábado e domingo.
Na Cinemateca de Curitiba (Rua Presidente Carlos Cavalcanti, 1174 - São Francisco)
(41) 3321 - 3552
ENTRADA FRANCA

Realização: Cinemateca de Curitiba e Coletivo Atalante

Nenhum comentário:

Postar um comentário