sexta-feira, 5 de junho de 2015

Um curso sobre os primeiros anos do cinema


Sobre a questão narrativa:
Um problema fundamental se impõe ao estudante de cinema: que vocação é esta para contar histórias que atribuímos à arte das imagens em movimento? Sobre tal questionamento se fundamenta o curso aqui proposto.
No percurso dos primeiros anos desta história, seguiremos em três passos: 1) O contexto da invenção do cinema no fim do século XIX e suas primeiras intervenções na vida moderna; 2) A guinada em direção ao modelo narrativo clássico, sua formação no cinema americano, bem como seus dois modos canônicos de representação: o melodrama e a comédia; 3) As primeiras manifestações de resistência ao domínio deste modelo, a partir da experiência européia dos anos 20, com o estudo de caso do 'Cinema puro' de Viking Eggeling e Hans Richter.
Através de 6 aulas de 4 horas cada, 4 unidades temáticas, 7 textos e 2 filmes abordaremos o problema da narrativa cinematográfica no contexto localizado de seus primeiros anos, bem como seus desdobramentos para os anos seguintes.

Serviço: 
Curso de História do Cinema com Miguel Haoni. C
arga horária: 24 horas, de 22 a 27 de junho (segunda a sábado) das 8 às 12 horas no Núcleo Cine (Rua Belém, 888 - Cabral- Curitiba/PR).Inscrições de segunda a sexta das 14 às 18 horas no Núcleo Cine. Investimento: R$120,00. VAGAS LIMITADAS.Informações: (41) 3026-0472, 9977-7239 (André), 9163-1253 (Marina) ou coletivoatalante@gmail.com .
Realização: Núcleo Cine (http://www.nucleocine.com.br/). Apoio: Coletivo Atalante (http://coletivoatalante.blogspot.com.br/)

Nenhum comentário:

Postar um comentário