segunda-feira, 28 de setembro de 2015

Cineclube da Cinemateca apresenta: Roberto Rossellini

Com uma direção bem orientada Rossellini mostra de maneira simples e bela a Itália do seu tempo e com seus costumes. Teve um olhar crítico sobre o Fascismo Italiano, além da Segunda Guerra Mundial, que retratou em sua Trilogia da Guerra, além de ter filmes coletivos com Fellinni, Godard, Pasolini, etc. Diretor ainda de importantes cinebiografias como a de Francisco de Assis, Sócrates, Descartes.

Obs.: Todas as sessões iniciarão às 14h.


03/10 Alemanha, Ano Zero
Em Berlim, após o final da 2ª Guerra Mundial, Edmund (Edmund Moeschke), um garoto de uma família muito pobre, trabalha para sustentar o pai doente, sua pequena irmã e o irmão, que não tem documentos. Um dia, ao conversar com um antigo mestre (Erich Gühne), fala do seu pai enfermo e entende ter recebido um conselho para matar seu pai, um peso morto. Ele começa a pensar na idéia.

10/10 - Viagem à Itália
Um casal inglês (Ingrid Bergman e George Sanders) parte para o Sul da Itália para aí vender uma propriedade recentemente herdada. A sua relação, repleta de distância, piora ao entrarem em contato com Nápoles, os seus habitantes e fantasmas. Ela recorda um poeta que a amou e que morreu durante a guerra; ele foge para Capri, flertando com mulheres, mas evitando o adultério; ela visita os museus de Nápoles e Pompeia, mergulhando no fascínio que os napolitanos têm pela morte. Com ela, ele mostra-se sarcástico; com ele, ela é crítica. É a ilustração falsamente simples de um casal cansado cujo casamento se vai desintegrando, transformado por Roberto Rossellini numa história apaixonada que mistura crueldade e cinismo.

17/10 - Índia, Matri Bhumi
Versão restaurada do esquecido filme de Roberto Rossellini. Apesar de creditado como documentário, o filme mistura elementos ficcionais e documentais, contando pequenas histórias de personagens de diferentes idades e classes sociais do país, montando assim a "bricolagem humana" que, segundo o narrador nos primeiros momentos do filme, é a India.

31/10 Sócrates

Esta cinebiografia apresenta os últimos dias de Sócrates, elucidando de maneira concisa e bastante clara alguns dos mais célebres diálogos platônicos, a exemplo da "Apologia" (discurso de defesa no julgamento), "Críton" (o diálogo sobre a prisão entre um discípulo e Sócrates) e "Fédon" (os últimos ensinamentos do mestre antes de tomar a cicuta).

Serviço:
Todo sábado (Com exceção do dia 24/10)

às 14h

Na Cinemateca de Curitiba (Rua Presidente Carlos Cavalcanti, 1174 - São Francisco)
(41) 3321 - 3552
ENTRADA FRANCA
Realização: Cinemateca de Curitiba e Coletivo Atalante

Nenhum comentário:

Postar um comentário