sexta-feira, 2 de outubro de 2015

Cine FAP: Cinema clássico japonês com "Sr. Obrigado" de Hiroshi Shimizu

O Cine FAP exibe e debate em outubro três filmes clássicos japoneses. Sr. Obrigado, uma das obras-primas de Hiroshi Shimizu, veterano do cinema japonês; Irmãs de Gion, um dos primeiros grandes filmes do jovem Kenji Mizoguchi; e O Inesquecível, filme da maturidade de Keisuke Kinoshita.


 Cine FAP apresenta: 

"Sr. Obrigado", de Hiroshi Shimizu
 
Sr. Obrigado é um jovem motorista de ônibus. Conhecido por sua simpatia, conduz com prudência e humanidade seu ônibus no meio de uma estrada que reflete as idiossincrasias de seu país. 


Somos imersos em Sr. Obrigado em uma inocência das formas, muito advinda de uma inventividade estrutural presente em todo o cinema da década de 30. Aqui, a câmera coloca-se como um passageiro do ônibus: viaja com liberdade sobre a paisagem, brevidade que afirma não sermos capazes de tudo ver, mas de ver bem o que nos for possível. É um tanto como o Stagecoach de Ford: através do encontro de passageiros em uma viagem, forma-se no microcosmo um painel tanto da base que funda um país, quanto de sua sociedade vigente. Shimizu destila em invasões fortuitas, corriqueiras de viagem, seu prognóstico de um Japão profundo e incógnito, de histórias que são mais convenientes esquecidas. Sua clarividência é casualmente as apresentar em forma de comentário breve ou desapercebido, como detalhes no fundo de um plano, em meros forros de seu percurso, para em seu acúmulo imperceptível sermos fustigados pela história não-oficial de seu país: suas ruínas e misérias à sombra de bons sentimentos, um híbrido do drama e da comédia capaz de contrastar nas curvas de seu caminhos sorrisos diante de pesares.

Serviço:
dia 05/10 (segunda)
às 19 hs
no Auditório Antonio Melillo, na FAP - Faculdade de Artes do Paraná
(Rua dos Funcionários, 1357, Cabral)
ENTRADA FRANCA

***

Programação do ciclo:

05/10 -
Sr. Obrigado (Arigatô-san, 1936), de Hiroshi Shimizu
Sr. Obrigado é um jovem motorista de ônibus. Conhecido por sua simpatia, conduz com prudência e humanidade seu ônibus no meio de uma estrada que reflete as idiossincrasias de seu país.

19/10 -
Irmãs de Gion (Gion no shimai, 1936), de Kenji Mizoguchi

Irmãs de Gion segue os caminhos paralelos da rebelde Omocha (Isuzu Yamada) e de sua irmã Umekichi (Yoko Umemura), ambas gueixas do distrito de Gion. Protótipo estilístico e temático da obra do então jovem Mizoguchi, em seu olhar amargo sobre as forças que atiram a mulher para baixo da ladeira social.


26/10 - O Inesquecível ou Amor Imortal (Eien no Hito, 1961), de Keisuke Kinoshita

Heibei (Tatsuya Nakadai) é um jovem que retorna para casa após lutar na II Guerra, e força o seu casamento com Sadako (Hideko Takamine) após violentá-la e usar sua influência para convencer o pai da garota. A partir daí, o casal vive uma relação conflituosa, pois a Sadako era apaixonada por Takashi (Keiji Sada), um combatente japonês que Heibei odiava desde criança.

Realização: Cine FAP
Apoio: Coletivo Atalante

Nenhum comentário:

Postar um comentário