sexta-feira, 16 de outubro de 2015

Cine FAP: "Irmãs de Gion", de Kenji Mizoguchi

O Cine FAP prossegue em outubro com a exibição e debate de filmes do cinema clássico japonês: nesta segunda, dia 19, Irmãs de Gion, de Kenji Mizoguchi. Ainda em outubro, O Inesquecível, de Keisuke Kinoshita.


 Cine FAP apresenta: 

"Irmãs de Gion", de Kenji Mizoguchi

Irmãs de Gion segue os caminhos paralelos da rebelde Omocha (Isuzu Yamada) e de sua irmã Umekichi (Yoko Umemura), ambas gueixas do distrito de Gion. Protótipo estilístico e temático da obra do então jovem Mizoguchi, em seu olhar amargo sobre as forças que atiram a mulher para baixo da ladeira social.
 
"... Robin Wood observou que os dois filmes (Elegia de Osaka e Irmãs de Gion, ambos de 1936) formam um par, sendo o primeiro 'tão exclusivamente dedicado à análise da opressão da mulher no âmbito familiar, enquanto que o segundo é como um desenvolvimento, está além disso.'. Elegia de Osaka, mesmo que poderoso, é assim como o filme fraco do par, em certos momentos desajeitado, hiperretórico ou incerto em seu equilíbrio entre a distância e o envolvimento. Irmãs de Gion é uma obra-prima, um dos filmes mais perfeitos de Mizoguchi. Sua encenação - tomadas longas, estáticas, entremeadas de travellings implacáveis - expõe as estruturas opressivas da sociedade japonesa com claridade de tirar o fôlego. Nem a conformidade nem a rebelião oferecem uma rota de fuga para as mulheres condenadas de Mizoguchi. O exame do tema é exemplar em sua concisão, força e rigor. Mesmo que Mizoguchi tenha feito, mais tarde, filmes de maior complexidade, a precisão aguda de Irmãs de Gion permanece singular." (retirado de: http://sensesofcinema.com/2002/great-directors/mizoguchi/)

Serviço:
dia 19/10 (segunda)
às 19 hs
no Auditório Antonio Melillo, na FAP - Faculdade de Artes do Paraná
(Rua dos Funcionários, 1357, Cabral)
ENTRADA FRANCA

***

Programação do ciclo:

05/10 -
Sr. Obrigado (Arigatô-san, 1936), de Hiroshi Shimizu
Sr. Obrigado é um jovem motorista de ônibus. Conhecido por sua simpatia, conduz com prudência e humanidade seu ônibus no meio de uma estrada que reflete as idiossincrasias de seu país.

19/10 -
Irmãs de Gion (Gion no shimai, 1936), de Kenji Mizoguchi

Irmãs de Gion segue os caminhos paralelos da rebelde Omocha (Isuzu Yamada) e de sua irmã Umekichi (Yoko Umemura), ambas gueixas do distrito de Gion. Protótipo estilístico e temático da obra do então jovem Mizoguchi, em seu olhar amargo sobre as forças que atiram a mulher para baixo da ladeira social.


26/10 - O Inesquecível ou Amor Imortal (Eien no Hito, 1961), de Keisuke Kinoshita

Heibei (Tatsuya Nakadai) é um jovem que retorna para casa após lutar na II Guerra, e força o seu casamento com Sadako (Hideko Takamine) após violentá-la e usar sua influência para convencer o pai da garota. A partir daí, o casal vive uma relação conflituosa, pois a Sadako era apaixonada por Takashi (Keiji Sada), um combatente japonês que Heibei odiava desde criança.

Realização: Cine FAP
 
Apoio: Coletivo Atalante

Nenhum comentário:

Postar um comentário