segunda-feira, 2 de novembro de 2015

Cineclube Sesi apresenta: Eric Rohmer Anos 80


O cinema de Rohmer passa ao largo do artificialismo. Ao mesmo tempo são filmes muito bem pensados e evitam ao máximo o improviso (tirando raríssimas exceções). Um cinema com uma proposta de se aproximar do cotidiano de suas personagens, sem com isso abrir mão de um rigor na construção e encenação das situações que ele apresenta.

Obs: Todos os filmes são de produção francesa.

05/11 - A Mulher do Aviador

1981
14 anos
101 minutos
François, um jovem que trabalha de noite num posto de correios, tem uma relação amorosa com Anne, que trabalha de dia, o que significa que raramente se encontram. Um dia, François vê sair de casa de Anne um homem vestido de aviador. Fica furioso e faz-lhe uma cena. Embora Christian, o aviador, já nada tenha com Anne, esta deixa que a suspeita se instale. Nesse dia, François, em vez de ir dormir, erra tristemente pelas ruas de Paris e encontra o seu rival sentado num café com outra mulher. Entretanto, trava casualmente conhecimento com Lucie, uma jovem estudante que rapidamente se torna cúmplice de François, quando este decide seguir o aviador e a estranha mulher que o acompanha.

12/11 - O Raio Verde

1986
14 anos
98 minutos
É verão e os parisienses, como de costume, abandonam a Cidade-Luz para passar as férias em algum destino turístico, seja praia ou montanha. Delphine (Marie Rivière) também quer se distrair, ainda mais porque terminou um relacionamento recentemente. Mas nada parece agradar: nem a estação de esqui, nem a casa de praia, nem as outras viagens que planeja. Acontece que Delphine não quer participar desses jogos de sedução tão comuns, que levam a um amor de verão, daqueles que não sobe a serra. Ela quer algo duradouro. Até que, em um desses retornos a Paris, ela conhece uma pessoa em uma estação de trem. Poderia, talvez, ser a pessoa que ela procura?

19/11 - O Amigo da Minha Amiga

1987
14 anos
103 minutos
Blanche acaba de se instalar em Cergy-Pontoise, onde ela é nomeada responsável administrativa da Prefeitura. Certo dia, ela conhece a alegre e simpática Léa que, ainda que não muito esportiva, é convencida por Blanche a acompanhá-la à piscina. Lá, encontram Alexandre, um conhecido de Léa, acompanhado de Adrienne, sua namorada no momento. Blanche encanta-se por este jovem engenheiro da EDF. Chegam as férias. Léa parte, Blanche fica e, por acaso, reencontra Alexandre e tenta se aproximar dele cuidadosamente, assim como de Fabien, o namorado de Léa.
26/11 - As 4 Aventuras de Reinette e Mirabelle

1987
14 anos
99 minutos
Quatro episódios sobre o encontro de duas jovens mulheres completamente diferentes: uma da cidade, outra do interior. Elas começam a se conhecer e passam algum tempo juntas que é mostrado em quatro momentos: ‘a hora azul’, isto é, o encontro; ‘o garçom do café’, o período em Paris; ‘o mendigo, o cleptomaníaco e o trapaceiro’, o contato com a desilusão; ‘a venda de um quadro’, ou uma incontrolável aposta no silêncio.

Serviço:
Toda quinta
às 19h30
na Sala Multiartes do Centro Cultural do Sistema Fiep
(Av. Cândido de Abreu, 200, Centro Cívico)
ENTRADA FRANCA

Realização: Sesi
Produção: Atalante

Nenhum comentário:

Postar um comentário