sexta-feira, 4 de dezembro de 2015

Cine FAP: "Cops vs. Thugs", de Kinji Fukasaku




Na penúltima sessão de nosso ciclo dedicado ao cinema japonês moderno, um filme yakuza de Kinji Fukasaku, prolífico realizador de filmes de gênero, dos Yakuza aos filmes de Samurai, realizador de Tora! Tora! Tora! e do mais recente Battle Royale.

Há duas famílias yakuza na cidade de Kurashima: os Kawade, que usam de contatos políticos para concretizar suas atividades, e os Ohara, que mantém aliança com a polícia local. Quando Hirotani, o chefão dos Ohara, usurpa dos Kawade um grande negócio, graças à ajuda de seu amigo da polícia Kuno, uma guerra começa. Ao mesmo tempo, os superiores de Kuno iniciam um desmancho da yakuza e ordenam que seus subordinados parem de se confraternizar com criminosos.

"Como começar um discurso sobre um filme de Kinji Fukasaku? Cujos filmes sempre implodem discursos que seus personagens tentam construir. Talvez, num primeiro momento, pudéssemos dizer que é um diretor violento. Há algo que consome a vida daqueles que habitam os filmes desse autor; Sergio Leone disse à respeito de
Era Uma Vez no Oeste se tratar de um filme que simula os últimos sopros de vida de alguém morrendo, uma dança da morte. Esta fala parece ter sido feita para casar com os filmes de Fukasaku também. A grande maioria dos personagens de seus filmes sabe que não chegará viva ao final".


Serviço:

dia 07/12 (segunda-feira)
às 19 hs
no Auditório Antonio Melillo, na FAP - Faculdade de Artes do Paraná
(Rua dos Funcionários, 1357, Cabral)
ENTRADA FRANCA

Nenhum comentário:

Postar um comentário