sábado, 19 de março de 2016

2 anos de Cineclube da Cinemateca: Mostra Rivette Crítico


No aniversário de 2 anos do Cineclube da Cinemateca prestamos esta homenagem ao crítico Jacques Rivette, com uma mostra concebida a partir de alguns de seus textos. 

Programação
19/04, terça às 16h30: Sob o signo de Capricórnio, de Alfred Hitchcock

(Under Capricorn, 1949/EUA – 117 min)
Em 1831 o irlandês Charles Adare (Michael Wilding) viaja à Austrália para começar uma nova vida. Logo ao chegar conhece o poderoso Sam Flusky (Joseph Cotten) e descobre que a esposa deste, Henrietta (Ingrid Bergman), foi sua colega de infância. Bela e instável, Henrietta é agora uma atormentada alcoólatra e sua reaproximação de Charles desperta ciúmes em Sam.
19/04, terça às 18h30: O nascimento de uma nação, de D. W. Griffith

(The birth of a nation, 1915/EUA – 193 min)
Dois irmãos da família Stoneman visitam os Cameron em Piedmont, Carolina do Sul. Esta amizade é afetada com a Guerra Civil, pois os Cameron se alistam no exército Confederado enquanto os Stoneman se unem às forças da União. São retratadas as conseqüências da guerra na vida destas duas famílias e as conexões com os principiais acontecimentos históricos, como o crescimento da Guerra da Secessão, o assassinato de Lincoln e o nascimento da Ku Klux Klan.

20/04, quarta às 16h30: O inventor da mocidade, de Howard Hawks

(Monkey Business, 1952/EUA – 97 min)
Barnaby Fulton (Cary Grant), casado com Edwina (Ginger Rogers), é um cientista obcecado em descobrir uma fórmula de rejuvenescimento. O projeto é acompanhado com atenção por Oliver Oxley (Charles Coburn), seu chefe, que prevê lucros imensos caso o produto funcione. Barnaby realiza testes com alguns macacos que mantêm em seu laboratório, sem sucesso até o momento. 

20/04, quarta às 19h30: A tortura do silêncio, de Alfred Hitchcock

(I confess, 1953/EUA – 95 min)
O empregado de uma paróquia comete um assassinato vestido de padre, e as suspeitas caem sobre o jovem padre Michael. Para complicar a situação deste, a polícia descobre que ele está emocionalmente envolvido com uma garota e que a vítima estava chantageando os dois.

21/04, quinta às 16h30: Terra dos faraós, de Howard Hawks

(Land of the pharaohs, 1955/EUA – 144 min)
No antigo Egito um faraó (Jack Hawkins), ao retornar de uma campanha vitoriosa, decide construir uma pirâmide, onde será enterrado juntamente com seu tesouro, que espera desfrutar em uma segunda vida. Para garantir que nada será roubado ele aprova a idéia de um arquiteto, que é seu prisioneiro, juntamente com seu povo. Eles fazem um acordo, que se o arquiteto construir esta magnífica pirâmide os cativos serão gradativamente libertados durante a construção. 

21/04, quinta às 19h30: Viagem à Itália, de Roberto Rossellini

(Viaggio all'Italia, 1954/Itália – 97 min)
Catherine (Ingrid Bergman) e Alexander Joyce (George Sanders) formam um rico casal de ingleses que viaja para Nápoles, na Itália, com o objetivo de vender uma propriedade que eles herdaram. O relacionamento começa a esfriar e a tensão entre os dois cresce cada vez mais. Catherine entra numa jornada nostálgica ao se lembrar de um poeta que a amava e morreu na guerra. 

22/04, sexta às 16h30: Les mauvaises rencontres, de Alexandre Astruc (*legendas em espanhol)

(Les mauvaises rencontres, 1955/França – 84 min)
Um jovem de origem humilde que fez o seu caminho entre os mais elevados círculos da sociedade francesa, é submetido a um interrogatório policial no Quai des Orfèvres. Há modo de flashback revive os diferentes momentos que antecederam a glória com a qual nunca tinha sonhado.

22/04, sexta às 19h30: Juventude transviada, de Nicholas Ray

(Rebel without a cause, 1955/EUA – 111 min)
Jim Stark (James Dean) é um encrenqueiro, que fez os pais se mudarem de uma cidade para outra até se fixarem em Los Angeles, que é preso de madrugada por embriaguez e desordem. 

23/04, sábado às 19h30: Suplício de uma alma, de Fritz Lang

(Beyond a reasonable doubt, 1956/EUA – 80 min)
Susan, que é contra a pena de morte, convence seu futuro genro Garrett a assumir a culpa por um crime, para explorar os meandros do sistema penal americano. Ela promete salvá-lo, com provas cabais de sua inocência, depois de conseguir as informações. Mas a situação se complica quando Susan é assassinada, e Garrett perde seu álibi.

24/04, domingo às 16h30: Bom dia, tristeza, de Otto Preminger

(Bonjour, tristesse, 1958/EUA – 94 min)
Paris. Cecile (Jean Seberg) tenta se divertir para esquecer a tristeza que se apossou dela. Esta tristeza teve origem no último verão, quando seu pai, Raymond (David Niven), um viúvo rico que só pensava em se divertir, viajou para a Riviera Francesa acompanhado por sua amante, Elsa Mackenbourg (Mylène Demongeot) e Cecile. 

24/04, domingo às 19h30: A Imperatriz Yang Kwei Fei, de Kenji Mizoguchi

(Yokihi, 1955/Japão – 98 min)
O filme se passa há muitos séculos e é baseado na lenda chinesa Yokihi. No século VIII T'ang da China, o Imperador viúvo Hsüan-tsung (Masayuki Mori) reina sozinho, dedica sua vida à música e vive de luto por conta da morte da última Imperatriz. 

26/04, terça às 16h30: Os incompreendidos, de François Truffaut

(Les quatre cents coups, 1959/França – 99 min)
Antoine Doinel (Jean-Pierre Léaud) é o filho negligenciado de Gilberte Doinel (Claire Maurier), que parece ter tempo para tudo menos o bem-estar da criança. 

26/04, terça às 19h30: Machorka-Muff, de Jean-Marie Straub e Danièle Huillet + No silêncio de uma cidade, de Fritz Lang

(Machorka-Muff, 1963/Alemanha – 18 min + While the  city sleeps, 1956/EUA - 100 min)Nas palavras de seus diretores, “Machorka-Muff” é a história de uma violação (a violação de um país, ao qual re­impuseram um exército, no qual um antigo general nazista é convidado a tomar parte num imaginário rearmamento do governo alemão no pós-guerra, após a renúncia política do chanceler Konrad Adenauer.A morte do magnata da mídia Amos Kyne (Robert Warwick) provoca uma disputa de poder nas suas empresas. Ao mesmo tempo, Nova Iorque sofre com os ataques de um serial killer de mulheres. Edward Mobley (Dana Andrews) precisa capturar o assassino, evitar que as empresas Kyne caiam em mãos erradas e ainda tentar salvar seu relacionamento do fim.
Serviço:
De 19 a 26 de abril
(terça a terça)
Sessões às 16h30 a 19h30
Na Cinemateca de Curitiba
(Rua Presidente Carlos Cavalcanti, 1174 - São Francisco)
(41) 3321 - 3552
ENTRADA FRANCA
Realização: Cinemateca de Curitiba e Coletivo Atalante

Nenhum comentário:

Postar um comentário