quarta-feira, 18 de maio de 2016

Flash Mob, O Leitor


     O Programa Curitiba Lê o convida a participar desta intervenção urbana que tem como objetivo o incentivo à leitura. Nossa proposta é simples: das 17 às 18 horas, no dia 19/05/16, na Rua São Francisco (entre as ruas Riachuelo e Presidente Farias), propomos que todos os interessados se dirijam ao local indicado e leiam, durante uma hora, um livro que, por algum motivo, tenha um valor especial para você.
     Nosso intuito é ocupar essa parte da Rua São Francisco com um grande número de leitores, gerando uma novidade desconcertante em meio à rotineira paisagem da rua. Com isso, objetivamos, ainda que de maneira tão branda e indireta, um sugestivo incentivo à leitura.
     Em experiências anteriores, como a última, que ocorreu na Rua XV, notamos que os transeuntes ficam impressionados ante um número tão inusitado de pessoas lendo. Eles param, observam, sussurram... Alguns fotografam, sorriem, outros chegam mesmo a retirar os livros que levam em suas mochilas, para então sentar e participar. Os mais curiosos e intrometidos não resistem à tentação, logo se dirigem a um ou mais leitores e perguntam: “O que vocês estão fazendo? Por que ta todo mundo aqui parado e lendo?”. Como reagir a isso? Propomos aos participantes abordados pelos transeuntes curiosos esta resposta: “Estou lendo, posso ler um trecho para você?”. Dado o assentimento, leia um trecho previamente selecionado por você (escolhido para essa ocasião) ou um trecho que você, naquele exato instante, esteja lendo. Recomendamos que, em momento algum, os participantes assumam que aquele evento foi previamente programado e que se chama de “Flash Mob, o Leitor”, afinal, isso poderia comprometer um pouco o efeito que almejamos.

     Para maiores informações: cldariovellozo@fcc.curitiba.pr.gov.br   
1. Flash Mob é uma aglomeração instantânea de pessoas, em um determinado espaço, que se encontram para realizar uma ação inusitada que tenha sido previamente combinada. Após a ação, os participantes se dispersam tão rapidamente quanto se reuniram. Os Flash Mobs são filhos das redes sociais de comunicação que facilitaram a união de pessoas que possuam gostos e interesses em comum. Em Curitiba, o Flash Mob mais conhecido é o Zombie Walk.
Obs.: Em caso de chuva, recomendamos que os participantes leiam junto aos seus guarda-chuvas ou às marquises e lojas próximas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário