sexta-feira, 1 de julho de 2016

Cineclube da Cinemateca: William Friedkin

O gosto por uma montagem rápida e o apuro no tratamento de cenas chocantes fez William Friedkin migrar da TV para o cinema com sucesso. As muitas premiações recebidas nos anos 70 e seus recordes de bilheteria com "Operação França" e "O Exorcista" confirmaram seu talento

Obs: Todos os filmes têm a classificação indicativa 16 anos

09/07, sábado às 16h: Os rapazes da banda













(
Boys in the band, 1970/EUA – 120 min. Com: Kenneth Nelson, Frederick Combs, Cliff Gorman)
Adaptada do original off-Broadway (1968) para as telas, narra com humor, inteligência, sarcasmo e ácidas emoções o que inicialmente seria apenas a comemoração do aniversário de um dos oito amigos que se reúnem numa chuvosa noite novaiorquina. A medida que a festa passa e a embriaguez chega, o humor auto depreciativo do grupo começa a se tornar cada vez mais sórdido, culminando em pesadas revelações de todos os lados. Surpreendente retrato das angústias do mundo gay que marcaram o período pré-liberal dos anos 80.
 
10/07, domingo às 16h: Operação França













 (The French Connection, 1971/EUA – 104 min. Com: Gene Hackman, Fernando Rey, Roy Scheider)
Marselha, França. Um assassino profissional, Pierre Nicoli (Marcel Bozzuffi), mata um detetive francês. Paralelamente em Nova York, Jimmy "Popeye" Doyle (Gene Hackman), um detetive da polícia, e Buddy "Cloudy" Russo (Roy Scheider), seu parceiro, investigam discretamente Salvatore "Sal" Boca (Tony Lo Bianco), um pequeno comerciante, que está tendo gastos muito acima da sua renda.

17/07, domingo às 14h: O comboio do medo 


(Sorcerer, 1977/EUA – 121 min. Com: Roy Scheider, bruno Cremer, Francisco Rabal)
Quatro marginais fogem de seus respectivos países e se refugiam em uma vila isolada do mundo em algum ponto da América do Sul, onde funciona uma petrolífera. Depois de uma explosão na usina de extração, eles vêem uma chance de ganhar muito dinheiro aceitando transportar, em meio à mata selvagem e sobre montanhas rochosas, caixas de nitroglicerina - altamente instáveis e com vazamento - que serão utilizadas para explodir o poço e evitar uma tragédia maior. Refilmagem de O Salário do Medo, de Henri-Georges Clouzot.

23/07, sábado às 16h: Parceiros da noite 
(Cruising, 1980/EUA – 102 min. Com: Al Pacino, Paul Sorvino, Karen Allen)
Jovem policial é designado para investigar um caso de violentos homicídios contra homossexuais. Disfarçado, ele se infiltra num universo que lhe é completamente estranho, repleto de sexualidade e sadismo. Na busca pelo serial killer, passa a questionar seus próprios valores, seus desejos íntimos e se depara com uma assombrosa realidade.
31/07, domingo às 16h: Viver e morrer em Los Angeles
(To live and die in L.A, 1985/EUA – 116 min. Com: William Petersen, Willem Dafoe, John Turturro)
O agente federal Richard Chance jurou eliminar um falsificador assassino por todos os meios ao seu alcance. Ele está farto de jogar pelas regras, por isso chantageia uma linda mulher em liberdade condicional, desobedece as ordens dos superiores e dirige em alta velocidade, no sentido contrário, em uma auto-estrada repleta de carros.

Serviço:
Sessões nos dias 09, 10, 17, 23 e 31/07.
Na Cinemateca de Curitiba
(Rua Presidente Carlos Cavalcanti, 1174 - São Francisco)
(41) 3321 – 3552
ENTRADA FRANCA
Realização: Cinemateca de Curitiba e Coletivo Atalante

Nenhum comentário:

Postar um comentário