segunda-feira, 28 de novembro de 2016

Cineclube da Cinemateca: Três filmes de John Flynn


"A inteligência não é mais rara no cinema que em outros lugares, mas é suficientemente rara para ser digna de comentário sempre que se manifesta. De Na Solidão do Desejo a Testemunha Mortal, a obra de Flynn se constitui um documento vivo sobre a maneira pela qual foi percebendo, delimitando, eliminando, apurando e resolvendo a questão, precisamente, da inteligência.Filmes como A Marca da Corrupção e Scam, onde cada gesto é dirigido de modo a revelar a inteligência dos personagens compostos por intérpretes da fluência de James Woods e Christopher Walken, não apenas são raros como indispensáveis: estar atento à cena e dela exprimir um sentido, um afeto (coisa ainda mais rara que a primeira, e que no final das contas separa o talento da vulgaridade), o abreviamento e a essencialidade na distribuição dos detalhes de sua criação, é exatamente o que Flynn persegue. 
(The sergeant, 1968/EUA – 108 min. Com: Rod SteigerJohn Philip LawLudmila MikaëlFrank Latimore)
França, 1952. Um recém-chegado Sargento se dirige ao Campo Bernod com ordens de assumir seu novo posto. Veterano da Segunda Guerra e condecorado por isso, o severo militar de meia-idade será responsável por incutir disciplina em indolentes soldados pertencentes a uma companhia um tanto desordenada. Entretanto, lidar com crescentes sentimentos obsessivos de afeição será o maior desafio da longa carreira militar do experiente Sargento.

11/12: A quadrilha


(The outfit, 1973/EUA – 103 min. Com: Robert DuvallKaren BlackJoe Don BakerJoanna CassidyTom Reese)
O experiente assaltante Earl Macklin (Duvall) acaba de sair do cárcere. Mal tem tempo de desfrutar sua liberdade em uma pocilga à beira da rodovia juntamente com sua companheira Bett (Karen Black), logo recebe a desagradável notícia do assassinato de seu irmão. Para piorar, um sujeito contratado tenta matá-lo na mesma noite. Vasculhando o submundo do crime para chegar aos responsáveis por trás desses atos, Macklin contará com a ajuda de seu parceiro de assaltos, Cody (Joe Don Baker), que provisoriamente mantém um pequeno restaurante.

18/12: A outra face da violência
(Rolling Thunder, 1977/EUA – 95 min. Com: William Devane, Tommy Lee Jones, Linda Haynes, James Best, Dabney Coleman)
Ao voltar do Vietnã, o Major Charles Rane é recebido como herói em sua cidade, sendo premiado por reconhecimento com um carro e uma maleta com moedas de prata. Mexicanos, próximos dali, ao saberem pela mídia, vão atrás do major para roubá-lo. Nesse processo, matam sua mulher, filho e danificam permanentemente sua mão direita. A sede por vingança é então enraizada.
Serviço:
Todo domingo
Às 16h
Na Cinemateca de Curitiba
(Rua Presidente Carlos Cavalcanti, 1174 - São Francisco)
(41) 3321 – 3552
ENTRADA FRANCA
Realização: Cinemateca de Curitiba e Coletivo Atalante

Nenhum comentário:

Postar um comentário