sexta-feira, 30 de dezembro de 2016

Cineclube da Cinemateca: Os Amores de Jacques Becker



Não há nenhuma teoria sobre Jacques Becker, nenhuma análise, nenhuma tese. Tanto sua obra como sua pessoa desencorajam o exegeta e é melhor assim.
Becker, com efeito, não pretende mistificar nem desmitificar ninguém; seus filmes não são de "impressão de realidade" nem de "denúncia crítica", logo, nosso autor trabalha à margem dos modismos e nós o situaríamos mesmo nos antípodas de todas as tendências do cinema francês.

(François Truffaut em Os Filmes da Minha Vida)

Obs: Todos os filmes têm a classificação indicativa 14 anos.

 07/01: Antonio e Antonieta
(Antoine et Antoinette, 1947/FRA – 88 min. Com: Roger Pigaut, Claire Maffei, Noël Roquevert, Gaston Modot, Made Siamé)
Antoine e Antoinette se amam. Ele é operário de uma gráfica e ela vendedora numa loja de departamentos no Champs-Elysées. Levam uma vida regrada e feliz, feita de coisinhas insignificantes, de uma pitada de ciúme e de um punhado de sonhos, até que é ameaçada por um bilhete de loteria que some e finalmente reaparece.

14/01: Vivamos Hoje

(Édouard et Caroline, 1951/FRA – 88 min. Com: Daniel Gélin Anne Vernon, Elina LabourdetteJacques François, Betty Stockfeld )

Jacques Becker fez uma trilogia sobre "dois corações é melhor do que um" e Edouard et Caroline, que no Brasil recebeu o título de Vivamos Hoje, é o segundo dela. Edouard é um talentoso pianista pobre, que se casa com Caroline, da alta sociedade.

21/01: Amores de Apache

(Casque d'or, 1952/FRA – 96 min. Com: Simone Signoret, Serge Reggiani, Claude Dauphin, Odette Barencey, Loleh Bellon)
Namorada de um criminoso se apaixona por um carpinteiro, criando um arriscado triângulo amoroso. Primeiro grande papel da ultra-sensual Simone Signoret, num retrato do sub-mundo parisiense de 1900.

28/01: Os Amantes de Montparnasse

(Les Amants de Montparnasse, 1958/FRA – 104 min. Com: Gérard PhilipeLilli PalmerLea PadovaniGérard SétyLino VenturaAnouk AiméeLila Kedrova)

Biografia que retrata o último ano de vida do pintor italiano Modigliani. Na Paris de 1919, ele se apaixona por uma rica jovem mas seu romance não é aceito pelos pais da garota.
Serviço:
Todo sábado
Às 16h
Na Cinemateca de Curitiba
(Rua Presidente Carlos Cavalcanti, 1174 - São Francisco)
(41) 3321 – 3552
ENTRADA FRANCA
Realização: Cinemateca de Curitiba e Coletivo Atalante

Nenhum comentário:

Postar um comentário