sexta-feira, 2 de junho de 2017

Cineclube da Cinemateca: Programação de junho

O “esplendor na relva” é o que vimos até à aula: são os planos em que se deita de bruços na cama (Warren Beatty deita-se da mesma maneira); é o búzio encostado ao ouvido; são os ursos de pelúcia coexistindo com o retrato dele; é o dia em que entrou no liceu ao lado dele, tão orgulhosa, de blusa amarela e saia branca; é o plano da ducha dos rapazes; é a noite de chuva no carro amarelo e Deannie a dizer a Bud que ficará para sempre à espera dele; é uma saia cor-de-rosa que funde em negro; é, sobretudo, a estarrecedora seqüência em que Bud a obriga a ajoelhar-se-lhe aos pés e ela desata a chorar. Aflitíssimo, Bud diz-lhe que era uma brincadeira. E ela a responder: “Não posso brincar com estas coisas. Eu era capaz de fazer tudo o que tu me pedisses. Tudo. Juro que era.”

João Bénard da Costa sobre Clamor do sexo
Fonte: http://focorevistadecinema.com.br/FOCO1/benard-clamor.htm

17/06: Amor, prelúdio de morte, de Gerd Oswald
(A kiss before dying, 1956/EUA – 91 min. Com: Robert Wagner, Jeffrey Hunter, Virginia Leith, Joanne Woodward, Mary Astor)
Numa Universidade americana, Bud Corliss é um jovem psicopata de 25 anos, colega de turma de Dorothy Kingship, por quem se diz apaixonado.  Vindo de uma família pobre, na realidade ele só pensa no dinheiro da jovem, filha de Leo Kingship, um bilionário magnata da indústria do cobre. Quando Dorothy lhe confessa que está grávida de dois meses e que o pai, com certeza, a deserdará por não admitir sexo fora do casamento, ele sente que seu plano está por um fio. 

24/06: Clamor do sexo, de Elia Kazan

(Splendor in the grass, 1961/EUA – 123 min. Com: Warren Beatty, Natalie Wood, Pat Hingle, Audrey Christie, Barbara Loden, Zohra Lampert)
Nos anos 1920, em Kansas, um casal de adolescentes descobre o amor, mas é perseguido pela sociedade moralista e repressiva da época. Warren Beatty e Natalie Wood esbanjam beleza, inocência e sensualidade nessa obra-prima de Elia Kazan sobre moralismo e repressão.

Obs: Ambos os filmes têm a classificação indicativa 14 anos.

Serviço:
Sessões aos sábados
às 16 horas
Na Cinemateca de Curitiba
(Rua Presidente Carlos Cavalcanti, 1174 - São Francisco)
(41) 3321 – 3552
ENTRADA FRANCA

Realização: Cinemateca de Curitiba e Coletivo Atalante

Nenhum comentário:

Postar um comentário