quinta-feira, 24 de agosto de 2017

Cineclube do Atalante: programação de setembro

02/09: O Trem, de John Frankenheimer
(The Train, EUA/FRA/ITA, 1964 – 127 min. Com: Burt Lancaster, Paul Scofield, Jeanne Moreau, Suzanne Flon, Michel Simon) 
Paris, agosto de 1944. Com o exército aliado cada vez mais próximo, o comandante alemão fanático admirador de arte, Coronel Van Waldheim (Paul Scofield), rouba uma vasta coleção de pinturas raras francesas e as embarca em um trem com destino a Berlim. Mas, quando um estimado patriota francês é assassinado durante a tentativa de sabotagem do plano de Von Waldheim, Labiche (Burt Lancaster), um corajoso membro da Resistência, jura deter o trem a qualquer custo. Fazendo uso de seu vasto arsenal de habilidades, Labiche causa uma verdadeira onda de devastação e destruição: trilhos soltos, passagens destruídas e colisões, em uma busca apaixonada por justiça, reconhecimento e vingança. 
09/09: A touch of Zen, de King Hu
*Excepcionalmente às 15 horas.
(Xia nü, China, 1969 – 200 min. Com: Ying Bai, Billy Chan, Ping-Yu Chang, Roy Chiao, Hsue Han)Um artista, Ku, vive com sua mãe perto de um forte abandonado que tem fama de ser assombrado. Uma noite, investigando barulhos estranhos no forte, ele conhece a bela Yang, que recentemente mudou-se para lá. Ela está sendo perseguida por agentes de um nobre imperial, que assassinou sua família. Ku resolve ajudá-la a enfrentar diversas ferozes (e acrobáticas) batalhas. Ação e aventura de tirar o fôlego, sob uma fotografia mais do que espetacular, conferindo grande lirismo aos plano. Além é claro, da presença de elementos espirituais zen budistas, tão constante nos filmes de Hu. A touch of zen é um grande épico, extremamente indicado para fãs de Sergio Leone e Akira Kurosawa.
30/09: A dama de honra, de Claude Chabrol
(La demoiselle d'honneur, FRA/ITA/GER, 2004 – 111 min. Com: Benoît Magimel, Laura Smet, Aurore Clément, Bernard Le Coq, Solène Bouton)
O bom moço Philippe (Benoit Magimel) vive com a mãe e as duas irmãs. Sophie, a irmã mais velha, vai casar-se, e Patrícia, a mais nova, é uma típica rebelde. No casamento da irmã, Philippe conhece Senta (Laura Smet), uma das damas de honra, prima do noivo. Naquele mesmo dia, os dois iniciam um romance voluptuoso, envolvente... e estranho. 
Senta transporta o convencional Philippe para seu insano, fantasioso e instável universo. Mas será que ela mente quando, com um sorriso, sugere que para provar amor é preciso matar? O premiado cineasta Claude Chabrol, transforma a adaptação do romance homônimo da inglesa Ruth Rendell num suspense romântico, irônico e perturbador sobre as profundezas da natureza humana.

Serviço:
Sessões aos sábados
16 horas
*Dia 09/09, excepcionalmente às 15 horas
Na Cinemateca de Curitiba
(Rua Presidente Carlos Cavalcanti, 1174 - São Francisco)
(41) 3321 – 3552
ENTRADA FRANCA

Realização:Coletivo Atalante

Nenhum comentário:

Postar um comentário